terça-feira, 3 de novembro de 2009

GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL HOMENAGEIA AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE



No mês em que é comemorado o Dia do Agente Comunitário de Saúde (ACS), o Governo do Distrito Federal prestou uma bela homenagem aos profissionais no Museu da República, na Esplanada dos Ministérios. Estavam presentes mais de 850 ACS, de todas as 13 regionais.
Em sua 2ª edição, o evento, presidido pelo Governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda, contou com a participação da diretora do Departamento de Atenção Básica, Claunara Schilling Mendonça, da Diretora de Atenção Primária e Saúde da Família do Governo do Distrito Federal, Jacira Abrantes, e do Secretário de Saúde do Distrito Federal, Augusto Carvalho.
“Hoje não é só a comemoração do Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde. É também o momento de valorização desse profissional, a alma da Estratégia Saúde da Família” afirmou Jacira Abrantes.
Claunara Mendonça, diretora do DAB, salientou a importância e inovação que é o trabalho dos agentes comunitários, característica única do modelo brasileiro de atenção primária, e também divulgou a distribuição das publicações do Ministério da Saúde destinadas aos ACS para todos os profissionais da rede.
A comemoração foi marcada pela emoção. Além das salvas de palmas constantes e entusiasmo geral da platéia, o evento teve início com o hino nacional na voz de uma médica SF. O Governador do Distrito Federal, influenciado pela calorosa recepção, traduziu bem o papel do Agente Comunitário de Saúde nas equipes SF: “é esse lado humano que faz a diferença. Qualquer pessoa bem treinada poderá fazer uma Atenção Primária de qualidade. Mas só aqueles vocacionados, que trabalham com o coração, poderão fazer a diferença”.
Além das festividades comemorativas, o evento destinou-se, também, à entrega dos novos kits de trabalho para os agentes do DF. O kit é composto por boné, camiseta, colete, calça jeans, bolsa, capa de chuva, palm top (com tela colorida e internet) e bicicleta. Os ACS serão os primeiros profissionais da Saúde da Família no DF a trabalhar totalmente informatizados, seguindo a política do Governo de informatização dos Centros de Saúde e Unidades Básicas de Saúde. Uma das promessas do GDF para o próximo ano é um projeto para compra ou locação de motocicletas para auxiliar o trabalho dos agentes das zonas rurais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário